A Baixada tem sido cenário de um efervescente ambiente de diversos coletivos que mostram caras, vozes, estética, ideias e o simbolismo de uma população que tem muito o que expressar.
Filmes, danças, peças de teatro, grafismo, exposições de artes plásticas, músicas e poesias germinam e proliferam por toda a Baixada. Uma espécie de guerrilha cultural que quer tomar de assalto os espaços públicos e que fundam novos bunkers de resistência e irradiação de cultura.
Diferente de um passado próximo, as periferias brasileiras vivenciam uma revolução cultural que oxigena o caquético e enfadonho modelo cultural televisivo que esconde negros em cozinhas, nordestinos em portarias e os pobres em personagens satíricos.
Há um tsunami nascendo nas Baixadas do Brasil e que tem mexido com as estruturas culturais do país. A colisão está desnudando o status quo dos padrões da classe média globalizada.
Não há mais desculpas. Armados de celulares, câmeras digitais, notebook, caixas de som, microfones, fotografias e canetas esferográficas, toda sorte de artista, produtor, músico, poeta, ativistas culturais vão rompendo o muro das lamentações e do preconceito que impediam de se expressarem de forma mais retumbante.
O burocrata estrangeiro da cultura, o político local subserviente aos modismos da zona sul, o empresário alienado e mesquinha já não podem mais deter as vozes da Baixada.
E neste clima que o caminho dos poetas se apresenta como uma estrada, um circuito, de gente criativa e inquieta que deseja largar suas vozes e traduzir ideias em gestos, interjeições, olhares e sentimentos de uma cidade, da sua gente e de seus sonhos.
Com ajuda de grandes parceiros da vida e da arte, apresentamos “O CAMINHO DO POETA”, um circuito de Saraus da cidade de Duque de Caxias.
O roteiro:
>>19 de abril<<
Terração
Informações: Jessé Cabral, Leticia Lisboa
https://www.facebook.com/
>>26 de abril<<
Sarau Corujando
Informações: Douglas Lima, Thiago Otaviano
>>01 de maio<<
Homenagem ao Menestrel João de Deus
Varandão Cultural
>>10 de maio<<
PoetizeLira
Ponto de Cultura Lira de Ouro
Realização: Coruja Véia, Ponto de Cultura Lira de Ouro, Terração e Virtù Produções.
Maiores Informações:
www.virtuproducoes.blogspo
97686-5940 Clara de Deus